7º - Sétimo Mandamento

7º) - Sétimo Mandamento: NÃO ROUBAR

(Ex 20,15) "Não roubarás"

(Dt 5,19). "Nem os ladrões, nem os avarentos... nem os injuriosos herdarão o Reino de Deus"

(1Cor 6,10). O sétimo mandamento prescreve a prática da justiça e da caridade da administração dos bens terrenos e dos frutos do trabalho dos homens. Os bens da criação são destinados a todo o gênero humano. O direito à propriedade privada não abole a destinação universal dos bens. O sétimo mandamento proíbe o roubo. O roubo é a usurpação de um bem de outrem contra a vontade razoável do proprietário. Toda a forma de apropriação e uso injusto dos bens de outrem é contrária ao sétimo mandamento. A injustiça cometida exige reparação. A justiça comutativa exige a restituição do bem roubado. A lei moral proíbe os atos que, visando a fins mercantis ou totalitários, conduzem à servidão dos seres humanos, à sua compra, venda e troca como mercadorias. O domínio concedido pelo Criador sobre os recursos minerais, vegetais e animais do universo não pode ser separado do respeito às obrigações moraislusive para com as gerações futuras. Os animais são confiados à administração do homem que lhes deve benevolência. Podem servir para justa satisfação das necessidades do homem. A Igreja emite um juízo em matéria econômica e social, quando os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas o exigem. Preocupa-se com o bem comum temporal dos homens em razão de sua ordenação ao Sumo Bem, no fim último. O próprio homem é o autor, o centro e o fim de toda a vida econômica e social. O ponto decisivo da questão social é que os bens criados por Deus para todos de fato cheguem a todos, conforme a justiça e com a ajuda da caridade. O valor primordial do trabalho despende do próprio homem, que é seu autor e destinatário. Através de seu trabalho, o homem participa da obra da criação. Unido a Cristo, o trabalho pode ser redentor. O verdadeiro desenvolvimento abrange o homem inteiro. O que importa é fazer crescer a capacidade de cada pessoa de responder à sua vocação, portanto ao chamamento de Deus. A esmola dada aos pobres é um testemunho de caridade fraterna e é também uma prática de justiça que agrada a Deus. Na multidão de seres humanos sem pão, sem teto, sem terra, como não reconhecer Lázaro, mendigo faminto da parábola? Como não ouvir Jesus que diz: "Foi a mim que o deixastes de fazer" (Mt 25,45)

2 comentários:

  1. Sinceramente, não entendi o que li aqui. São dois "10 mandamentos"? Pois é isso que estou vendo. Um deles, o do primeiro link, é o original. Já no segundo, onde os mandamentos não enumerados um por um, tem um conjunto diferente e totalmente desleal ao que está descrito na Bíblia.
    Você, que criou esse blog, tome cuidado para não estar incorrendo no erro de estar divulgando falsas verdades, pois Deus, certamente, haverá de te cobrar isso.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Eberty Santos. Por favor nos envie onde estão os erros, que sera um prazer receber de você e de todos os participantes do blog ajuda, para que nosso conteúdo esteja em acordo com a verdade única de nosso Deus e criador!

    ResponderExcluir

Artigos mais lidos do Blog | Em 2013